Associação Coral da Cidade de São Paulo
Contato | Imprensa | English | Login  




 

Nossa História


       


 
 
 
 
 





Nossa História
___________________________________________________



O Coral da Cidade de São Paulo iniciou suas atividades no dia 1º de maio de 2002 no Centro Comunitário COHAB Raposo Tavares, com um curso condensado de teoria musical aberto à comunidade, com participantes de todas as idades, orientado por seu fundador, o maestro Luciano Camargo. Foi o início de um projeto de difusão de música erudita na cidade de São Paulo, que se espalharia por vários bairros da capital. Mozart foi o primeiro compositor estudado, cujo repertório representou a porta aberta para o mundo da música clássica. Mas essa descoberta não representou somente uma visita a esse novo universo, mas sim uma conquista, onde todos puderam tomar parte.

As atividades educacionais foram se estruturando nos cursos que se seguiram nos próximos anos e formaram a base para o desenvolvimento e crescimento dos seus corpos estáveis, corais e orquestra que viriam a participar ativamente da vida cultural da cidade de São Paulo.

No ano seguinte, a parceria com a Organização de Cultura, Cidadania e Arte (OCCA) possibilitou o início daquela que seria uma ação fundamental para a sua organização estrutural, o primeiro contrato de patrocínio com o Grupo Camargo Corrêa. Essa relação possibilitou a primeira temporada completa do Coral da Cidade de São Paulo e a criação da Orquestra Acadêmica de São Paulo, uma orquestra de jovens e talentosos músicos, que em estágio avançado de formação artística desejavam criar um novo conceito de orquestra, que promovesse o desenvolvimento musical de seus integrantes e realizasse projetos de integração social através da música.

Nesse ano foram realizados 27 concertos sinfônicos e dois novos núcleos de difusão coral iniciaram suas atividades: Coral do Campo Limpo e Coral da Biblioteca Mário de Andrade. O início das atividades na região central da cidade possibilitou a reunião de uma legião de apaixonados por música de concerto provenientes das mais diversas regiões da cidade, que finalmente encontravam uma oportunidade de fazer música. Mais do que isso, vislumbraram a possibilidade de “viver” a música. O núcleo do Campo Limpo lançou as bases para a criação de um amplo trabalho de musicalização no bairro, que era extremamente carente de atividades culturais. Essas ações impulsionaram a existência de outras iniciativas afins, tais como a criação do Coral Sagrada Família, na Catedral Diocesana de Campo Limpo, que até os dias atuais coopera com o Coral da Cidade de São Paulo e partilha da mesma metodologia teórica e prática.

O Coral da Cidade de São Paulo consolidou um modelo de coral comunitário de participação universal, ou seja, um coral onde qualquer pessoa possa participar, ainda que não tenha experiência ou conhecimentos anteriores. As técnicas de ensaio e a equipe de monitores profissionais viabilizaram a preparação do repertório tradicional para coro e orquestra, compreendendo obras completas de compositores dos mais diferentes períodos da história da música, desde o barroco até obras de compositores contemporâneos.

Essa estrutura didático-administrativa permaneceu estável até que em 2008 deu-se o início da criação da Associação Coral da Cidade de São Paulo (ACCSP). Com atividades inicialmente limitadas à unidade Tendal da Lapa, iniciou-se um novo sistema administrativo e de gestão, e didaticamente foi oficialmente instituído o Curso de Teoria Musical, Solfejo e Técnica Vocal Coral, estruturado em módulos anuais, com avaliações individuais das técnicas musicais, além da consolidação da sonoridade do coral através da unificação do treinamento dos fundamentos básicos da técnica vocal. Essas reformas foram realizadas pelo Diretor Artístico Luciano Camargo e também por Denilton F. Carmo, novo pianista e consigliere do coral. A nova estrutura possibilitou um salto de qualidade para o grupo, que a partir de então estruturou suas atividades em Projetos de grande envergadura como “A Sinfonia da Paz” no Auditório do Ibirapuera, a “Missa de Santa Cecília” na Catedral Ortodoxa Antioquiana de São Paulo, a Ópera “Orfeu e Euridice” no Teatro São Pedro e “Carmina Burana” na Sala São Paulo. A estratégia adotada é de apresentações para grandes audiências sem perder o foco principal nas atividades sociais com concertos gratuitos em espaços comunitários como o CEU Butantã e o Tendal da Lapa.



O Coral da Cidade de São Paulo contou ano após ano com a participação de importantes músicos e cantores do cenário musical brasileiro apresentando as principais obras do repertorio erudito para Coral e para Orquestra, como o Oratório “O Messias” de Handel, “A Grande Missa” de Mozart, “As Quatro Estações” de Vivaldi, as 5ª e 9ª Sinfonia de Beethoven, “Carmina Burana” de Carl Orff, dentre tantas outras obras que elevaram um sonho de fazer música comunitária à realidade de uma Instituição diariamente dedicada em fazer acontecer uma nação de cantores.

Passaram pelos seus palcos importantes nomes do cenário artístico nacional e internacional como os tenores Sebastião Teixeira e Helder Savir, a soprano Denise de Freitas, o violinista Pablo de Leon, a soprano alemã Rebekka Reister, além de Rodolfo Garcia Vazquez, diretor e dramaturgo.

Nesses mais de dez anos de árduo trabalho e apresentações memoráveis, o Coral da Cidade de São Paulo e a Orquestra Acadêmica se apresentaram nos mais importantes centros musicais da cidade de São Paulo como Teatro São Pedro, Teatro Sérgio Cardoso, Sala São Paulo e Auditório do Ibirapuera, em importantes marcos culturais-religiosos como Catedral da Sé e Mosteiro de São Bento, além dos centros comunitários que estão na gênese de sua história, como CEU Butantã, Tendal da Lapa e Biblioteca Mário de Andrade, dentre outros.

Em 2012 a Associação Coral da Cidade de São Paulo inaugurou sua nova sede localizada no bairro da Lapa na zona oeste de São Paulo, espaço denominado Espaço Cultural Casa Mozart, onde concentra suas atividades administrativas e didáticas, e com espaço para ensaios e palestras escrevendo mais uma página na rica história de desafios e conquistas que caracterizam o espírito da ACCSP.







Rua Vespasiano, 32 - Lapa - Telefone: (11) 3455-9077/2885-3037 - E-mail: contato@coralsp.org.br
Copyright© 2012 Associação Coral da Cidade de São Paulo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Rede Digital