Associação Coral da Cidade de São Paulo
Contato | Imprensa | English | Login  




 

Orquestra


       


 
 
 
 
 





Orquestra
___________________________________________________



A Orquestra Acadêmica de São Paulo realizou seu primeiro concerto no dia 5 de abril de 2003 na Catedral da Sé de São Paulo, apresentando o Ricercar a 6 da “Oferenda Musical”, a Suíte n. 2 em si menor e a Cantata de Advento BWV 61 de Bach. Um repertório muito significativo, que traduziu o sentimento de sua criação, uma verdadeira oferenda musical – uma orquestra de alto nível artístico que nasceu para servir: aos seus integrantes, jovens músicos profissionais, proporcionando crescimento musical e humano; ao Coral da Cidade de São Paulo, possibilitando a execução das principais obras do repertório sinfônico; e finalmente, a seu público: uma comunidade que se une, fascinada por sua música, e que ao seu lado caminha na descoberta deste maravilhoso mundo do repertório erudito.

A existência da Orquestra Acadêmica de São Paulo, carinhosamente conhecida também por “Orquestra da Lapa”, representa também a realização de um sonho de infância partilhado por dois jovens violinistas - seu diretor artístico Luciano Camargo e seu spalla Kleberson Buzo - que desde a adolescência no início dos anos 90, quando ainda estudavam na Escola Municipal de Música de São Paulo, sonhavam construir uma orquestra diferente, com um repertório surpreendente e inovador, onde a alegria em fazer música fosse contagiante. E não obstante as muitas dificuldades encontradas nesse caminho, pouco a pouco essa nova orquestra vai sendo construída. Estréias brasileiras de importantes obras do repertório de música do séc. XX, tais como “Requiem” de Hanns Eisler e a “Canção das Florestas” op. 81 de Schostakovitch, e a execução de obras desafiadoras como o balé “Pulcinella” e o Concerto em Mi b “Dumbarton Oaks” de Stravinksy; Sinfonia n. 3 “O Primeiro de Maio” op. 20 e o Concerto para Piano e Orquestra op. 35 de Schostakovitch são os principais sinais de um novo conceito de programação de repertório. Também a música brasileira é constante nas estantes de nossa orquestra, com destaque para a música sacra de José Maurício Nunes Garcia e principalmente Heitor Villa-Lobos.

Desde a sua fundação a Orquestra Acadêmica de São Paulo ensaia no Espaço Cultural Tendal da Lapa, e periodicamente faz audições para novos membros. Sua formação parte de um núcleo definido de jovens músicos profissionais que amplia-se de acordo com o repertório que será executado. Também é no Tendal da Lapa que começa a desenvolver-se nosso projeto acadêmico, com o oferecimento de cursos de Teoria Musical, Solfejo e Técnica Vocal, com o anseio de constituir a Academia de Música Coral e Sinfônica de São Paulo.






Rua Vespasiano, 32 - Lapa - Telefone: (11) 3455-9077/2885-3037 - E-mail: contato@coralsp.org.br
Copyright© 2012 Associação Coral da Cidade de São Paulo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Rede Digital